As três dimensões da Caridade

quinta-feira, 21 de julho de 2016



    Boa noite, meus queridos amigos leitores. Queridos, tive o privilegio de assistir a uma palestra magnifica na semana espírita na cidade de Vianópolis que me tocou o coração e me fez refletir sobre a minha ignorância frente ao que eu entendia por caridade. 
     
   Provavelmente, e isso em grande escala, muitos de nós já ouvimos falar em caridade, crescemos com um conceito de caridade. Caridade, uma palavra que sugere dentre tantos adjetivos uma ação, a ação de ajudar ao próximo "necessitado".   E é ai, neste "ajudar o necessitado" que entra a nossa ignorância, quem foi que disse? onde está escrito? que caridade, faz-se apenas à aquele que é considerado "pobre miserável" ? 

  Não se culpe, não temos culpa de termos uma ideia tão limitada dessa palavra maravilhosa ( ou temos ) . Para termos noção da definição e da importância da CARIDADE façamos uma leitura da passagem : "1Coríntios 13: 1 - 3 ( isso só para não ficarmos com um artigo muito grande, mas, eu indico que leiam toda a passagem ). 
 1.. Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 
2.. E ainda que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria. 
3.. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria. 

  É, meus amados amigos e irmãos, apenas com essa passagem maravilhosa encontrada no Novo Testamento já é possível notarmos, principalmente no versículo 3, que algo em nossa definição de caridade está equivocada. Continuemos agora com as perguntas que nosso querido Allan Kardec faz aos espíritos amigos no Livro dos Espíritos, na questão 886:

CAPÍTULO XI
DA LEI DE JUSTIÇA, DE AMOR E DE CARIDADE

Caridade e amor do próximo

886. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?

R: “Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.”

Bem, se queremos seguir ao Mestre, e ainda, além de seguir os teus passos, seguir as tuas ações e mandamentos, e dentre desses, desenvolver em nos o sentido de caridade... Sem dúvidas será preciso que reflitamos nessas três dimensões da Caridade que nossos benfeitores explicitam.  Vemos ai, que Jesus em sua magnifica e inexplicável perfeição, adota um sentido bem mais amplo do que entendemos  por  pessoa caridosa. 

Caridade, em teu sentido mais amplo, está não na ação desenvolvida ao doar algo, ao presta r algum serviço a fim de auxiliar e/ou ajudar a outrem, é possível notarmos, que o real sentido da caridade expressa-se no sentimento de AMOR que estamos sentido por aquela pessoa no momento em que executamos tal ação. CARIDADE É SENTIMENTO, CARIDADE É AMAR É AMOR. 

Ser caridoso, é amar em casa, amar os nossos amigos, ser caridoso ultrapassa sem dúvidas e sem medo de errar a ação que fazemos de separar as nossas peças de roupas usadas para doar. Caridade é um resultado sentimental vinculado intrinsecamente com o amor ao próximo . É a relação mais sublime de amar com a ação de doar, de doar-se ao próximo, quando ele mais e quando ele menos precisa. Ame!!!!!!

"Quando o Mestre pediu para amarmos a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos, resumiu Ele o trabalho de caridade na sua claridade, onde se gera a união de todos os seres. A caridade pura não se restringe somente em comida, veste ou teto; ela se estende em todas as direções que possamos entender. Ela salva, porque todo. Gesto de amor nos leva a Deus e nos faz ver Jesus dentro de nós, sorrindo porque ajudou-nos a vencer a nós mesmos." ( Espírito Miramez ) 

2 comentários:

  1. Muito bom !
    A caridade é muito mais do que imaginamos, ótimo texto, Paràbens :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão minha amiga ! É um prazer termos você por aqui.

      Excluir

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS